domingo, 29 de abril de 2012

AMOR INCONDICIONAL



A Doutrina Espírita foi codificada por Allan Kardec, com o lançamento de O Livro dos Espíritos, em 18 de abril de 1857, em Paris, França. Este foi o cognome assumido pelo conhecido educador Hippolyte Léon Denizard Rivail, que se dedicou ao estudo dos fenômenos espíritas sob a ótica do cientista e renomado educador francês. 

RESUMO DA DOUTRINA ESPÍRITA:

“A Doutrina Espírita é ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como suas relações com o mundo corporal” (Allan Kardec). 

Ela é, e não poderia deixar de ser, a resultante do ensino coletivo e concorde dado pelos Espíritos. Somente sob tal condição se lhe pode chamar Doutrina dos Espíritos. De outra forma, não seria mais do que a doutrina de um Espírito e apenas teria o valor de uma opinião pessoal.

O princípio inteligente independe da matéria. A alma individual preexiste e sobrevive ao corpo. O ponto de partida ou de origem é o mesmo para todas as almas, sem exceção; todas são criadas simples e ignorantes e sujeitas a progresso indefinido. Nada de criaturas privilegiadas e mais favorecidas do que outras.

A Doutrina Espírita é assim o mais poderoso elemento de moralização, por se dirigir simultaneamente ao coração, à inteligência e ao interesse pessoal bem compreendido. 

A Doutrina Espírita é semente de vida eterna, mas o homem é o solo que a deve multiplicar; é água cristalina deslizando sobre a mente e o coração; é flor, pólen e pão de luz atirados sobre a intimidade do ser que os deseja. 

A Doutrina Espírita é um corpo doutrinário unitário no seu arcabouço que se desenvolve em diversos campos: científico, filosófico e religioso. 

Ensina que : “fora da CARIDADE não há salvação”.

É Doutrina de esclarecimento, de redenção e renovação.
A Doutrina Espírita é a Ciência, trazida pelo Espírito da Verdade, pelo Consolador prometido, como um sistema coordenado de conhecimentos das coisas pelas causas, que impõem o culto e o reconhecimento para com o Criador de tudo o que existe. 

A Doutrina Espírita é a terapêutica completa para obsidiados e obsessores, como de resto para todos os seres humanos. 

A Doutrina Espírita é, pois, resultante das revelações feitas pelos Espíritos com a cooperação da razão, da observação e da experimentação humanas. 

A finalidade da Doutrina Espírita é despertar na Humanidade as forças do bem, completar a obra de Jesus, regenerando os homens, ligando o mundo visível ao invisível, preparar a Terra para o advento da verdadeira era de fraternidade. 

A Doutrina é uma síntese gloriosa de fraternidade e de amor. O seu grande objeto é esclarecer a inteligência humana, fazendo o homem melhor, construindo um futuro mais ditoso. 


PRINCÍPIOS BÁSICOS DA DOUTRINA ESPÍRITA: 

1º - Deus – “é inteligência suprema, causa primária de todas as coisas”. Possui no mais alto grau toas as virtudes que possamos lhe atribuir.

2º - A existência e sobrevivência do Espírito – a morte não existe, que é comprovado pelas:
Manifestações mediúnicas;
Experiências de quase-morte, sonhos e projeções espirituais;
Lembranças de vidas anteriores;
Manifestações extra-corpóreas (anímicas);
Super e infra-dotação de potencialidades.

3º - A reencarnação (palingenesia) - é o retorno do Espírito à vida material em um novo corpo, ligado definitivamente a este desde o momento da concepção:
É prova da Justiça de Deus;
Possibilita o melhoramento progressivo: Lei de Evolução. A Lei de Evolução é Universal: todo o Universo está sujeito a esta Lei. Quanto maior a evolução, maior a liberdade e conseqüentemente maior a responsabilidade;
Livre-arbítrio – Lei de Causa e Efeito – nós construímos a nossa evolução e escolhemos o caminho a percorrer;
Revela o planejamento feito no plano espiritual, nosso mundo de origem e destino, após a morte do corpo físico.

4º - Comunicabilidade dos Espíritos:
Faz-se pela Mediunidade: o médium é um intermediário entre os dois planos da vida - o material e o espiritual;
Possibilita a confirmação da história, pelas revelações;
Todos somos médiuns – independe de crença.

5º - Pluralidade dos mundos habitados:
A matéria existe em variados graus, desde a mais densa à menos densa;
Revela uma classificação dos mundos em que a Terra ocupa o segundo degrau na evolução, como mundo de expiação e provas, destinada a Espíritos ainda iniciantes no uso da razão e do sentimento;
Nos dá o sentido para entender o Universo e o infinito.

O Espiritismo é cristão, tendo nas máximas do Cristo o roteiro a ser implementado, com o “fora da caridade não há salvação”, sublime expressão do amor a Deus e ao próximo.

* * *
Fonte: CEERJ - (Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro) 
______________________________________//__


Sem comentários:

Enviar um comentário