segunda-feira, 18 de junho de 2012

DICAS TERAPÊUTICAS



Tratamentos alternativos para stress

Cromoterapia
Aromaterapia
Massagem com pedras quentes
Massagem com bambu
Banho de ozônio
Banho indiano
Banho de Vinho
Banho de Chocolate

CROMOTERAPIA

Veja como a terapia das cores pode ajudar você a encontrar seu equilíbrio emocional
A cromoterapia usa as cores do espectro solar para equilibrar o ser humano e promover uma melhora na sua saúde integral. Os princípios da terapia pelas cores presentes na medicina ayurvédica influenciaram muito a formação da cromoterapia ocidental moderna.

As sete cores do espectro solar (as mesmas do arco-íris e dos sete chakras principais) correspondem aos princípios da constituição do ser humano. Quando eles se encontram equilibrados entre si, sem a predominância de um e a falta de outro, o ser humano também se encontra equilibrado em todos os seus níveis de existência - físico/energético, emocional, mental e espiritual. Porém, quando há desequilíbrio entre estes princípios, nós nos desequilibramos em um ou mais níveis de nossa existência.

A cromoterapia pode corrigir ou prevenir estes desequilíbrios, favorecendo maior qualidade de vida e mais saúde para cada um de nós. Pode ser utilizada, sem problemas, como tratamento complementar à medicina convencional, não interferindo na ação das prescrições de seu médico. Ou, como terapia preventiva, para manter o equilíbrio energético interno.

VERMELHO: hipotensão, apatia, doenças do sangue, obesidade, indolência. Equilibrador do chakra básico (chakra muladhara).

LARANJA: falta de criatividade, bronquite, cisto no ovário. Equilibrador do chakra sexual (chakra swadhisthana).

AMARELO: cicatrizante, problemas de aprendizado, indigestão, problemas de pele. Equilibrador do chakra umbilical (chakra manipura).

VERDE: bactericida, vaso-dilatador, gripe, regenerador. Equilibrador do chakra cardíaco (chakra anahata).

AZUL: hipertensão, calmante, doenças da garganta, infecções. Equilibrador do chakra laríngeo (chakra vishuddha).

ÍNDIGO: anestésico, glaucoma, sangramento nasal, catarata, insônia. Equilibrador do chakra frontal (chakra ajna).

VIOLETA: cauterizador, materialismo excessivo, psicoses. Equilibrador do chakra coronário (chakra sahasrara).


AROMA TERAPIA

Aromaterapia é o nome dado aostratamento realizados através da aplicação dos óleos essenciais, o qual é extraído do reino vegetal (flores, folhas, frutos ou raízes).

Na verdade, os aromas são descritos por quase todas as antigas civilizações através do uso de óleos, incensos e perfumes, tanto na cosmética quanto para os ritos mágicos ou nas seções de cura espiritual.

Os óleos essenciais estimulam, através do olfato, o sistema nervoso central, o cérebro, a memória e a psique, pois induzem a liberação de substâncias neuroquímicas, que podem ser sedativas, estimulantes ou relaxantes. Quando usados na pele, suas propriedades medicinais penetram nos poros atingindo a corrente sanguínea, o sistema linfático, chegando aos órgãos.

Os óleos possuem a capacidade de restabelecer o equilíbrio da mente e de todos os sistemas do corpo humano; suas propriedades também auxiliam na elevação espiritual, ao relaxamento, a meditação e a sensação de bem estar.

MASSAGEM COM PEDRAS QUENTES

A Terapia das Pedras Quentes é, clinicamente, a aplicação de termoterapia, em que a condução do calor é transmitida ao corpo através de pedras plutônicas formadas na parte baixa do vulcão. Tais pedras foram esfriadas de forma lenta ao longo de milhares de anos, permanecendo em sua composição todo o seu potencial energético e bioquímico, como a olivina policristalina e o silicato de ferro e de magnésio.

O calor emanado das pedras é aplicado ao corpo das pessoas por meio de técnicas avançadas de massoterapia alinhada a conhecimentos milenares de geoterapia e termoterapia. Como resultado, proporciona um efeito penetrante sobre o sistema muscular chegando, em alguns casos, a corrigir disfunções de órgãos e vísceras.

A temperatura das pedras varia de acordo com a espessura do tecido epitelial de cada pessoa. A energia que provém das pedras penetra profundamente nos músculos, permitindo a limpeza, a desobstrução e a normalização do fluxo energético, que tem nos meridianos o seu principal meio de condução do ki (energia), obtendo-se então, a homeostase orgânica e energética.

Os clientes que recebem a Terapia das Pedras Quentes sentem-se recarregados energeticamente e com capacidade para trabalhar mais e melhor por períodos mais prolongados. Percebem de imediato:

Um controle oculto do potencial bioelétrico dos meridianos;
O estado de ansiedade, tensão, apreensão e agitação desconfortável sendo substituídos pela serenidade, relaxamento, calma e paz interior;
Melhora na circulação sanguínea;
Aumento do tônus muscular;
Estimulação de processos fisiológicos como a digestão e a respiração;
Melhora na mobilidade das articulações;
Desfazimento de nódulos, eliminação de gordura e combate a celulite;
Melhora no fluxo da energia vital;
Alívio de dores na coluna vertebral e outras regiões do corpo;
Liberação de emoções reprimidas

MASSAGEM COM BAMBU - Bambuterapia

É a sensação do momento para quem busca alternativas estéticas modernas e procura associá-las para o seu bem-estar.

Os bambus são parecidos com rolos/varetas que se adaptam aos contornos corporais e podem ser aplicados em todo o corpo. Com o uso das pontas do bambu, o profissional consegue realizar estímulos nos pontos energéticos e zonas reflexas dos pés, mãos e rosto.

A bambuterapia é uma ótima conduta terapêutica nos tratamentos de celulite, flacidez e gordura localizada, pois apresenta propriedades modeladoras, drenantes, relaxantes, tonificantes e energéticas.

Qual é a origem da Bambuterapia?
A técnica de bambuterapia surgiu na França com o fisioterapeuta francês Gill Amsallem, e possui indicação corporal e facial.

Outras técnicas podem ser aplicadas junto à do bambu para sofisticação terapêutica: acupuntura, shiatsu, ayurvédica, reflexiologia e drenagem linfática. Assim é possível harmonizar o indivíduo, já que um problema estético começa primeiramente com um desequilíbrio energético.

Como é a aplicação ou procedimento dessa técnica?
O procedimento tem duração média de uma hora. O ambiente é todo climatizado, ou seja, preparado com uma música suave e uma iluminação especial (meia-luz). A aplicação do bambu deve ser de forma correta em sentido, pressão, direção, velocidade e manobras leves para não machucar de forma alguma o cliente. A massagem tem início nos pés, em seguida no corpo todo (frente, costas e laterais) e depois finaliza no rosto.

Existe alguma diferença entre a drenagem convencional e a feita com bambu?
Sim. A troca de energia com uso do bambu é uma opção para quem gosta de novidade, entretanto não existe nenhuma diferença de preço entre a drenagem feita com ou sem bambu. O cuidado essencial é que a pessoa que está aplicando a técnica deve colocar mais creme ou óleo para que o bambu possa deslizar sem machucar a cliente.

Quais são os objetivos e os efeitos dessa técnica?
A técnica usando bambu tem a finalidade massageadora, que leva ao relaxamento, alívio de tensões, tonificação muscular, ativação da circulação sanguínea, drenagem, desintoxicação, regeneração e revitalização da pele, auxilia no tratamento de celulite e de remodelagem da silhueta.

Como funciona a massagem com o uso do bambu?
As varas de bambu são de tamanhos e diâmetros diferentes e agem como se fossem o prolongamento dos dedos, assim oferecem a possibilidade de alcançar todas as regiões corporais, proporcionando novas sensações para quem recebe a massagem. É completa e bastante eficiente, pois favorece o corpo e a mente, dessa maneira pode ser usada tanto por quem pretende reduzir medidas como para quem quer simplesmente relaxar.

Existem contra-indicações?
A massagem com bambu apresenta as mesmas contra-indicações da massagem modeladora, relaxante e da drenagem linfática. Ex: câncer, trombose, diabetes, etc. Antes de iniciar o tratamento é necessário fazer uma avaliação (ficha de anamnese) com um esteticista profissional ou fisioterapeuta especializado. Como se trata de uma técnica nova é importante atentar para a qualificação do profissional, que precisa ter curso específico para aplicar a massagem.

BANHO DE OZÔNIO

Você sabia que a maior parte dos fungos, bactérias, vírus e outros agressores do nosso corpo são anaeróbicos, ou seja, não vivem na presença do oxigênio. Saia também que nosso organismo como conhecemos hoje, foi gerado para respirar em uma atmosfera com 33% de oxigênio e que hoje estamos respirando, em um dia bom em uma cidade arborizada e com pouca poluição, algo próximo a 19%.

Agora sabendo de tudo isso basta fazer uma conta lógica:

Pouco oxigênio + poluição = maior quantidade de fungos e bactérias
Maior quantidade de fungos e bactérias = mais doenças
Melhor oxigênio + alimentação saudável = menos fungos e bactérias
Menos fungos e bactérias = mais saúde!

Como não nos é possível respirar um ar melhor, devido às questões ambientais podemos recorrer a oxigênioterapia.

SAIBA COMO REPOR OXIGÊNIO NO SEU ORGANISMO

Porque fazer banho de ozônio?

Pois o BANHO DE OZÔNIO são 3 moléculas de oxigênio contribuído assim para a reposição do mesmo, tão escasso hoje em dia em nossa atmosfera. Estudos italianos comprovam que a cada 10 sessões de banho de ozônio, regenera-se pele e órgãos em aproximadamente 20 anos, ajudando no processo anti-inflamatório e eliminação de edemas, gordura e celulite.

O banho também auxilia na restauração dos padrões sadios de um organismo debilitado.
É indicado também no auxilio dos processos de regeneração celular, nos tratamentos de estado de desvitalização intensa e desgaste de energia vital por estresse mental ou tensão nervosa

Banho de Ozônio: Ativa a circulação vascular, ao mesmo tempo em que exerce a compressão dos vasos, aumentando a velocidade da circulação periférica. Os sais minerais presentes na água são absorvidos pelos tecidos, pela circulação sanguínea e pelo sistema linfático.
Além disso ele proporciona uma agradável sensação de bem estar.

Todo esse processo melhora a oxigenação cutânea, estimula o metabolismo celular, combate à ação dos radicais livres, promove a revitalização e o rejuvenescimento das células. Pela ação bactericida e cicatrizante do ozônio, a pele fica macia, limpa, oxigenada, descongestionada, livre de toxinas e impurezas.

Outros benefícios também são: oxigenação cutânea, diminuição de edemas, relaxamento muscular e alivio da ansiedade, insônia e depressão.

BANHOS TERAPÊUTICOS

Banho Indiano(com ervas).

Para relaxar, nada melhor que aquele belo banho demorado… E esse momento pode ser uma terapia… Faz você esquecer os problemas e dificuldades do dia-a-dia.
Juntamente com ervas especiais ou óleos essenciais, a água, em uma temperatura média de 40°C nos apresenta muitos benefícios estéticos, físicos e até emocionais.
Algumas ervas possuem propriedades específicas para que possamos fazer do banho um verdadeiro tratamento.

A essência de Manjericão, por exemplo, melhora a digestão, possui um aroma de efeito relaxante, antiestresse e antidepressivo. A Palmarosa, além de ser aliado na busca pelo rejuvenescimento da pele, tem efeito contra a acne e auxilia no combate a obesidade, celulite e gordura localizada.
O Cipreste é um antiinflamatório muito potente, além de melhorar a circulação sanguínea e ajudar no combate às varizes.
Se o seu problema é uma dor de cabeça constante, que atormenta os seus dias, a melhor erva é a Hortelã-pimenta. Essa essência também elimina manchas na pele e age como um estimulante para o corpo.

O capim-cidreira, o capim-limão e o capim-santo são ótimas para o mal que a gente mais sofre uma vez por mês, cólica menstrual. Eles também atuam como calmante, ajudam a liberar a raiva, e são excelentes contra queda de cabelos.
Até mesmo o excesso de carência pode ser minimizado por uma essência. Nesse caso, a opção é o Gerânio.

Para quem quer dar uma apimentada no relacionamento, uma dica é o Ilangue-ilangue, essência afrodisíaca que age diretamente na libido da mulher.
E para você garantir o fôlego, o melhor é o Junípero, que alivia os problemas respiratórios. Já o Pau-rosa é bom para que você tenha uma noite de sono tranqüila.

VINHOTERAPIA

Na vinhoterapia, o segredo do sucesso tem nome: os polifenóis, um componente de a uva cujo poder antioxidante supera em cem vezes o da vitamina E, muito utilizada em cosméticos.

Para os especialistas, essa qualidade do vinho faz com que os tratamentos baseados nessa bebida retardem o envelhecimento das células, hidratem a pele, tonifiquem os músculos e melhorem a aparência dos glúteos e do abdômen. As marcas que comercializam esse tipo de produto asseguram que os cremes e as emulsões destinadas à vinhoterapia “hidratam a pele em profundidade, dão brilho, protegem as fibras de sustentação da pele, desintoxicam os tecidos e melhoram a circulação”.

Os agentes desses produtos são os polifenóis e bioflavonóides: antioxidantes naturais que previnem o envelhecimento da pele e a protegem da agressão do meio ambiente e da fumaça. Outro segredo que faz parte dos produtos usados na vinhoterapia é o resveratrol, um polifenol que se concentra nos caroços principalmente da uva moscatel e que, segundo os especialistas, contribui para que a pele se torne mais elástica e jovem.

Cada uva contém vitaminas A, C e várias do complexo B - que retardam o envelhecimento, eliminam toxinas e ajudam na regeneração do fígado -, ferro - que serve para evitar a anemia - tartaratos e sulfato de potássio, que faz bem para os rins. Alguns especialistas também afirmam que as propriedades da uva ajudam a estabilizar as fibras sobre as artérias e reduzem o risco câncer.

CHOCOLATEPIA

O CHOCOLATE é quase uma unanimidade.

Contém antioxidantes que ajudam a proteger o cérebro do envelhecimento e das doenças, além de outras substâncias químicas psicoativas que proporcionam a sensação de bem estar. Faz a produção de serotonina aumentar. Esta substância, conhecida como hormônio da felicidade, causa uma sensação extremamente agradável.

O prazer do banho de chocolate aproveita as propriedades hidratantes do cacau. A gordura presente na massa do cacau forma uma barreira protetora que não deixa a umidade natural da epiderme escapar. Por sua ação nutritiva, deixam a pele bem umectada, com brilho, grande viço e vida, tornando-a macia e aveludada. Também tem o seu apelo sensorial que envolve o chocolate, causando sensação agradável. Ainda ajuda a compensar a descamação da capa córnea.

A polpa do cacau, que é utilizada para produzir o chocolate, é rica em vitaminas A, B1, B2, B3 e C. O chocolate também contem polifenóis, que contribuem para desintoxicar a pele.

Pesquisadores afirmam que, além do açúcar, que aumentam os níveis de serotonina, e a gordura que, acalma a mente, o chocolate contém diversas substâncias químicas farmacologicamente ativas que estimulam o sistema nervoso central, inclusive feniletilamina, semelhante, em alguns aspectos, à anfetamina, substância famosa por melhorar o humor.

Indicações do Banho .

Peles ressecadas, relaxamento, pessoas com depressão, TPM, desintoxicação, repõe as energias térmicas após exposição solar, hidratação, nutrição e mais tônus a pele.

Contra indicações:

Peles com acne (nas regiões a ser aplicada o chocolate), peles com micoses, peles oleosas em excesso, pessoas alérgicas a chocolate.

Sem comentários:

Enviar um comentário