domingo, 3 de março de 2013

Pensamentos de André Luiz



Classificação dos fenômenos mediúnicos segundo seus
efeitos

Segundo os efeitos que produzem, podemos classificar os fenômenos mediúnicos em:

1 - Fenômenos de efeitos objetivos, físicos ou materiais.

2 - Fenômenos de efeitos inteligentes ou subjetivos.



1 - Fenômenos de efeitos físicos ou objetivos são os que sensibilizam os nossos sentidos físicos e podem se apresentar da variada forma:

a) materialização

b) transfiguração

c) levitação

d) transporte

e) bicorporeidade ou bilocação

f) voz direta ou pneumatofonia

g) escrita direta ou pneumatografia

h) tiptologia

i) sematologia



2 - Fenômenos de efeitos inteligentes ou subjetivos são os que ocorrem na esfera subjetiva, não ferindo os cinco sentidos, senão a racionalidade e o intelecto. São os seguintes:

a) intuição

b) vidência

c) audiência

d) desdobramento

e) psicometria

f) psicografia

g) psicofonia



Vamos pela ordem de classificação conceituar estes fenômenos:



FENÔMENOS OBJETIVOS

a) Materialização - fenômeno em que ocorre a materialização ou formação de objetos e de Espíritos, utilizando-se uma energia esbranquiçada que o médium emite através dos orifícios do seu corpo. Chama-se ectoplasma, esta energia, cuja denominação foi dada por Charles Richet, estudava este fenômeno. Como exemplo mais eloqüente, podemos, podemos citar as experiências de William Crookes com a médium Florence, possibilitando a materialização do espírito Katie King de 1870 a 1874.

b) Transfiguração - modificação dos traços fisionômicos do médium. O espírito utiliza fluidos do mundo espiritual e os expelidos pelo próprio médium e os manipula envolvendo o rosto do médium com uma capa fluídica sobre a qual modela sua fisionomia.

c) Levitação - erguimento de objetos e pessoas, contrariando a lei da gravidade. Crawford, que estudou estes fenômenos, classificou-os como resultantes da sustentação sobre colunas de fluidos condensados, erguidas para suportar o peso dos objetos e erguê-los. São conhecidos como "colunas de Crawford".

d) Transporte - entrada e saída de objetos de recintos fechados.

e) Bicorporeidade - aparecimento do espírito do médium em outro local de forma materializada.

f) Voz direta - vozes de espíritos que soam no ambiente, independentemente do médium, através de uma garganta ectoplasmática.

g) Escrita direta - palavras ou frases escritas diretamente pelos espíritos.

h) Tiptologia - sinais os pancadas formando palavras e frases inteligentes.

h) Sematologia - movimento de objetos sem contato físico, traduzindo um desejo, um sentimento.



FENÔMENOS SUBJETIVOS

a) Intuição - é o mecanismo mediúnico mais evoluído da espécie humana. O médium consegue captar conteúdos mentais da dimensão espiritual e de lá retirar imagens, idéias ou grupos de pensamentos.

b) Vidência - é a percepção espiritual dos fatos que se passam na dimensão espiritual.

c) Audiência - pode-se ouvir através dos órgãos auditivos do corpo físico, vozes, mensagens bem caracterizadas ou dentro do cérebro onde as vibrações atingem os centros nervosos ou, ainda na zona espiritual.

d) Desdobramento - o espírito do médium desloca-se em desdobramento perispiritual às regiões espirituais ou aqui mesmo na Terra, mas sem se materializar.

e) Psicometria - é a faculdade mediúnica que possibilita o registro e a identificação dos fluidos dos objetos , de determinados locais com descrição de fatos ou pessoas relacionados com os mesmos.

f) Psicografia - manifestação mediúnica através da escrita. Pode ocorrer em graus e aspectos diferentes.

h) Psicofonia - é a manifestação mediúnica através da fala.

Sem comentários:

Enviar um comentário