quinta-feira, 17 de março de 2011

Aromaterapia ciência e arte de fazer terapia

O BOM DE SER MÍSTICO


A Aromaterapia tem suas origens no uso de ervas para fins curativos, religiosos e estéticos.
Civilizações como Egito, China e Índia usavam ervas para os mais diversos fins e de formas variadas.
A destilação dos óleos essenciais ocorreu apenas em 1.000 d.C. e revolucionou o mercado de perfumes internacional.
No século 16, os alquimistas já acreditavam ser o óleo essencial a parte da planta responsável em produzir a cura.
A Aromaterapia como é hoje conhecida é relativamente recente, descoberta quando René-Maurice Gatefossé, um químico francês sofreu um acidente em seu laboratório e providencialmente mergulhou seu braço ferido em um pote de lavanda, percebendo que com isto, seus ferimentos não infeccionaram e cicatrizaram rapidamente.
Após este incidente, passou a pesquisar os poderes dos óleos essenciais, cunhando o termo Aromaterapia.
Tudo isto no início do século 19, na França, sendo o precursor de muitos outros estudiosos na Europa, como Jean Valnet, Marguerite Maury e Robert Tisserand, do Instituto Tisserand, um dos maiores expoentes da atualidade em aromaterapia.

O que é Aromaterapia?

Aromaterapia é a arte e a ciência de utilizar óleos essenciais para proporcionar bem estar físico, mental e emocional.
É um tipo de terapia extremamente simples em seu uso, apesar de exigir conhecimento e cuidados por parte do usuário e principalmente do profissional da área de saúde ou estética pois, por serem altamente concentrados, os óleos essenciais devem ser usados diluídos ou em baixas concentrações, para evitar reações de sensibilização e irritações, entre outras.
Também pode ser considerada democrática, uma vez que a Aromaterapia combina-se bem com os mais diversos tipos de tratamentos, sejam convencionais ou alternativos.
Além de tudo isto, a Aromaterapia é prazerosa, mexe com nossas emoções, nossos sentimentos, nossa VIDA.

Como funciona a Aromaterapia:

Podemos absorver o óleo essencial através da pele e do nariz, que são as vias mais seguras.
Na pele deve-se tomar cuidado extra, para evitar reações alérgicas, sensibilizações, queimaduras, irritações, etc.
Para o uso seguro, deve-se diluir os óleos essenciais em veículos carreadores, como cremes neutros e óleos vegetais.
Penetrando na pele, os óleos essenciais entrarão na corrente sangüínea e agirão nos órgãos internos, sendo excretadas as quantidades não metabolizadas.
Pode-se fazer isto através de cremes e óleos corporais, massagens, tratamentos estéticos, compressas, etc.
Via olfato deve-se tomar cuidado com tempo de exposição e concentração.
Uma parte do aroma inalado vai para os pulmões via traquéia, penetrando nos brônquios, bronquíolos e alvéolos, passando para a corrente sangüínea nas trocas gasosas, agindo da mesma forma da penetração cutânea.
Outra parte do aroma vai para o cérebro, atingindo o Sistema Nervoso Central e mais especificamente o Sistema Límbico, que é nosso antigo Cérebro das Emoções, responsável por nossas emoções, nossos comportamentos e atitudes, nossa memória e nossos humores.
Para esta via, pode-se usar aromatizadores pessoais, aromatizadores à vela ou elétricos e pot-pourris.
Desta forma, cada óleo essencial agirá de uma forma diferente no nosso corpo, físico mental e emocionalmente, de acordo com sua composição química.
Por isto, podemos dizer que a Aromaterapia é Holística, pois podemos atacar diversos males sob todos os aspectos, pois não podemos tratá-los isoladamente.




É uma das técnicas complementares mais praticadas em todo o mundo,com inumeras comprovação científica. Utiliza as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais 100% puros, de origem botânica conhecida e com sua composição química completa como a natureza produziu.



A aromaterapia aplica os óleos essenciais como forma de prevenção e tratamento de todos os desequilíbrios energéticos que possam afetar o corpo físico, emocional e vibracional. A Aromaterapia visa resgatar o bem estar geral do Ser humano e do meio em que vive.

A aromaterapia utiliza somente óleos essenciais como descrito acima e usa somente carreadores 100% naturais, ou seja, o veiculo que deve ser diluído o óleo essencial também deve ter sua origem e procedência certificada como natural para que possam realizar o trabalho aromaterápico e alcançar os objetivos esperados no tratamento.

A aromaterapica clássica (seja tradicional como vibracional) exige que todos os produtos utilizados seja de origem vegetal. Qualquer outro produto adicionado na sinergia descaracteriza a aromaterapia e não deve ser confundida como sendo prática terapêutca.

A qualidade da aromaterapia aplicada ao bem estar buscando qualidade de vida depende basicamente de duas frentes: 1- QUALIDADE DO PRODUTO – Todos os produtos (óleos essenciais e carreadores) devem ser necessariamente para uso terapêutico. Qualquer outro produto adicionado a sinergia descaracteriza a pratica da aromaterapia.

2- QUALIDADE DO PROFISSIONAL – Conhecer as propriedades terapêuticas de todos os óleos essenciais e carreadores. Conhecer os limites de segurança. Conhecer as contra indicações. Conhecer todas as formas de preparar e aplicar os óleos essenciais. Ter conhecimento pleno da personalidade humana. Respeitar a natureza.

Lembrando sempre que: AROMATERAPIA NÃO É perfumaria e o uso de aromas agradáveis, que muitas vezes são sintéticos ou adulterados, usados de forma aleatória. Esses aromas servem para perfumar e não atendem as necessidades físicas e ou psicológicas que visam o equilíbrio geral do ser humano. Os aromas perfumam, os óleos essenciais cuidam!



AROMATERAPIA VIBRACIONAL



É a forma mais avançada e ecologicamente correta de utilizar os benefícios dos óleos essenciais sem agredir a natureza do planeta e a natureza humana. Trata-se de um SISTEMA TERAPÊUTICO desenvolvido e produzido sob a coordenação da aromaterapeuta Sandrah Spiri que após anos de estudo e pesquisa elaborou uma forma especifica de usar o potencial dos princípios ativos dos óleos essenciais isentando-os dos riscos e reações causados em sua forma concentrada.

O SISTEMA TERAPÊUTICO da Aromaterapia Vibracional é composto de: 90 óleos essenciais vibracionais 45 soluções vibracionais 35 compostos vibracionais que são formulas prontas para uso

Aromaterapia Vibracional é energia mais pura dos óleos essenciais. È a lapidação de suas propriedades terapêuticas para oferecer produtos de fácil utilização e sem contra indicações. O objetivo da AROMATERAPIA VIBRACIONAL é tornar a pratica dos óleos essenciais segura e acessível.
Como Usar
Faz parte da filosofia do Sistema de Aromaterapia Vibracional a facilidade de uso e a compreensão das formas de utilização dos Óleos essenciais vibracionais.

A Aromaterapia é um direito de todos, pois a natureza disponibiliza sua grandeza de benefícios àqueles que a respeitam e a sabem usá-la.

Cada óleo essencial vibracional (OEV) possui uma potencia numérica que está definida em sua rotulagem. Esse será o numero de gotas já definida para uso.

Por exemplo: OEV de Mentha use 3 gotas, OEV de Olibano, use 7 gotas, OEV de Lavanda use 10 gotas, OEV de Canela use 8 gotas, OEV de Manjerona, use 5 gotas. Você não precisa fazer contas e nem se preocupar.

O Sistema já definiu a quantidade a ser utilizada sem erro. O que você pode fazer se assim desejar é REPETIR o numero indicado quantas vezes desejar para potencializar ainda mais o produto, ou seja, repetir o mesmo numero de gotas que sugere o óleo essencial vibracional.

Os óleos essenciais vibracionais não contem contra indicações e podem ser utilizados das seguintes formas:





<><><><><><><> 
Sinergias Aromaterápicas
Podem ser totalmente substituídos pelos OE puros da aromaterapia tradicional ou podem ser misturados entre si compondo a sinergia desejada. Nunca ultrapasse o numero de CINCO óleos essenciais. Você pode usar os Cinco da Aromaterapia Vibracional escolhendo entre os 90 OEVs como pode escolher por exemplo 3 OEVs e 2 OE da Aromaterapia tradicional.
Spray's
São ideais para a elaboração de spray´s, pois intensifica a ação etérea esperada na aromaterapia. Os OEVs possuem densidade equivalente ao do álcool e, portanto se misturam facilmente. O resultado são produtos sutis, leves porem intensos em sua ação terapêutica, pois sabemos que quanto mais sutil for o produto maior a sua profundidade no campo das consciências. Use no lugar do álcool neutro o carreador especial do Sistema Vibracional – As águas Floridas cromáticas. Eles enriquecem o spray e trabalha com outras energias da natureza que potencializa seu produto. Saiba mais sobre as AGUAS FLORIDAS CROMÀTICAS.
Base Neutra
Atuam perfeitamente nas bases neutras e auxilia na mistura. As bases adequadas para receber os OEVs são: creme, gel creme, loção lanette, gel incolor. Elas são leves, absorvidas totalmente pela pele e incorporam os óleos essenciais vibracionais em sua totalidade. Para preparar siga as instruções acima. Escolha no Maximo 5 OEVs entre os 90 OEVs do Sistema de Aromaterapai Vibracional. Obedeça ao numero de gotas indicado em cada frasco.
Máscaras FaciaisNa mistura com argila ou outro produto natural como, por exemplo, polpa de frutas, os OEVs se misturam muito bem. Escolha até cinco entre os 90 OEVs do Sistema e aproveite todas as vantagens da aromaterapia sem correr riscos de alergia ou hipersensibilidade.
Espuma de banho e sabonetes líquidos - neutra
São bases perfeitas para receberem os OEVs. Incorporam com facilidade e deixa o produto suave, delicado e potencialmente terapêutico. Para enriquecer ainda mais misture até 30% de AGUA FLORIDA CROMÁTICA e deixe a vibração das flores e das cores invadirem sua vida de forma intensa e benéfica. Para preparar: Escolha no Maximo 5 OEVs entre os 90 do Sistema de Aromaterapia Vibracional. Obedeça ao numero de gotas indicado em cada frasco Para intensificar o aroma substitua um dos OEVs por Óleo essencial tradicional.
Óleo Vegetal
Sua ação vibracional age equilibrando a energia mais densa dos óleos vegetais. A absorção se torna mais rápida e, portanto sua ação é intensificada. Para preparar – siga as mesmas orientações oferecidas acima.
Em seu estado PuroDIFERENTEMENTE dos óleos essenciais tradicionais, estes podem ser utilizado na pele dando preferência aos pontos de energia (chacras e ou meridianos). Nesse caso pode-se usar apenas uma gota do óleo essencial vibracional do frasco estoque.
Banho de imersão, escalda pés...
Os OEVs são facilmente diluídos em agua, são hidrossolúveis e podem ser usados com freqüência para manter o equilíbrio diário. Abuse de suas funções terapêuticas. O custo reduzido e a forma simples de usar os OEV favorecem uma ação diária para manutenção do bem estar e da qualidade de vida. A forma de preparar é simples. em uma bacia coloque água morna e acrescente o número de gotas que pede cada OEV. Use no Maximo cinco em sua sinergia aromaterápica. Coloque os pés por 10 minutos. Pode ser feita tambem o maniluvio, lou seja banho de imersão com as mãos. Experimente esse carinho!
Crianças
Ideal para tratamento e cuidados com crianças de qualquer idade. Considere as indicações particulares dos Óleos Essenciais Vibracionais e opte pelo mais adequada a situação. Procure orientação de um aromaterapeuta habilitado para cuidados específicos, assim os resultados serão mais rápidos e satisfatórios. Veja também os COMPOSTOS VIBRACIONAIS, que são formulas prontas que atendem varias situações.
Idosos
Ideal para tratamentos e cuidados especiais com idosos, pois eles são como as crianças, mais frágeis e sensíveis, fazendo dos Óleos Essenciais Vibracionais grandes aliados, perfeitos e isento de precauções. Coloque mais qualidade de vida e bem estar a essas pessoas tão especiais em toda a nossa vida! Proporcione um sono mais tranqüilo Proporcione uma qualidade melhor do ar que eles respiram Proporcione aconchego em seu coração Conheça os óleos essenciais vibracionais e faça a melhor escolha.
Animais
Opte pelos óleos essenciais vibracionais no cuidado como os animais, devido sua sensibilidade aguçada e sua enorme percepção olfativa. Respondem rapidamente sem causar nenhuma reação. Seja em spray, no banho ou no preparo da AGUA VIBRACIONAL. Conheça também os COMPOSTOS VIBRACIONAIS que são formulas prontas e que podem ajudar em muitas situações que afligem nossos queridos amigos animais
Plantas
É uma interação completa e perfeita. Cuide da beleza e das possíveis doenças, optando pelos Óleos Essenciais Vibracionais na rega ou borrifadores. Pingue diretamente na água o numero de gotas indicado e perceba como elas agradecem essa energia com rapidez. Ficam mais viçosas, as flores abrem e é visível a melhora de sua vitalidade. Uma dica: Os OEVs que vibram na cor marrom são muito indicados para fortalecer as raízes e no momento do plantio.
Gravidez
Pela primeira vez, a aromaterapia poderá acompanhar todos os momentos da gravidez, o parto e a amamentação, incluindo o bebê. Os OEVs são adequados e devem ser usados para garantir os estados das emoções em perfeito equilíbrio. * Evitar Sálvia sclareia apenas pelo aumento da sensibilidade que já é aguçada no período da gravidez. Todos os outros 89 OEVs podem fazer parte de sinergias para esse momento especial da vida da mulher. Para maiores orientações e melhor aproveitamento procure orientação de um aromaterapeuta habilitado no Sistema de Aromaterapia Vibracional
Hospitais
De forma sutil, porém presente, os OEV favorecem as ações de limpeza energética e emocional fortalecendo a estrutura do indivíduo para enfrentar a situação de stress diante das doenças. Ideal para trabalho individual como coletivo. Podem ser utilizados na forma de spray ambiental, na limpeza do quarto e móveis, em loção cremosa para uma massagem nos pés e mãos, ou mesmo no simples banho de imersão das mãos. Relaxa e cuida com carinho de quem está precisando de atenção e afeto.
Creches, asilos, orfanatos e instituições
Uma das vantagens desse Sistema é o baixo custo, visando atender diretamente essa população que merece todo nosso cuidado, atenção e respeito. Os Óleos Essenciais Vibracionais facilita esse trabalho que pode ter inúmeros objetivos, desde o de estimular a concentração, criatividade, melhorar relacionamentos, trabalhar traumas assim como auxiliar para aumentar a imunidade.
Hospitais Psiquiátricos
O equilíbrio emocional é um dos aspectos que devem ser tratados com grande atenção, pois, ajuda a restabelecer o contato com a Terra e com a própria dignidade. A ação dos OEV é indispensável e não interferem nos medicamentos e sim amplia as condições que visam à devolução da saúde mental. Pode ser usados na forma de spray como na Agua vibracional. Os OEVs ajudam a transmutar a freqüência, aumentando a saúde de forma perceptível.
Escolas
Ideal na área educacional, pois oferece um trabalho sutil, porem de extrema intensidade. Pode abordar aspectos individuais ou de um grupo, de acordo com a necessidade. Deve ser feita uma avaliação das necessidades do grupo e preparado um spray com agua florida para ser aspergido na sala. O resultado é percebido com muita rapidez.
Sala de Reuniões Os OEV visam o equilíbrio e o bom relacionamento e a capacidade mental e emocional são responsáveis por esse bom desempenho. A presença sutil, através de um spray trará excelentes resultados. Experimente!
Aromatização Terapêutica em Ambiente Comercial
É importante salientar que aromaterapia NÃO é perfumaria. Portanto um ambiente bem cuidado, com qualidade do ar e a presença de estímulos sutis que favoreçam as boas energias devem ser sutis. Os OEVs fazem seu trabalho cuidando do ambiente depositando todas as energias necessitarias para a prosperidade de bem estar de todos. Use na forma de spray ou na agua vibracional um dos 90 OEvs que atende as necessidades particulares do estabelecimento, Ainda você pode optar pelas formulas prontas dos Compostos vibracionais. Cuide do ambiente profissional como se fosse uma pessoa importante da sua família.
Aromatização Terapêutica em Ambientes Familiares Os OEV facilitam o trabalho da aromaterapia, pois equilibra a energia de cada cômodo, respeitando a individualidade de cada um. Use na forma de spray para a energia se expandir com mais facilidade.
Roupas, armários, sapateiras e gavetas
O fluir da energia é essencial para nosso progresso. Ambientes fechados, pouco manuseados como cantos de guarda roupas, gavetas, sapateiras, estantes de livros guardam alem dos objetos energias estagnadas. Para resolver essa questão e colocar uma energia de movimento e prosperidade em sua vida faça um spray com agua florida laranja e acrescente até CINCO OEVs. Borrife mensalmente ou de acordo com a necessidade. Eles irão favorecer a quebra de bloqueios energéticos impregnados nos objetos e que se estendem a sua vida. A experiência garante um fluir melhor em todas as áreas.
Feng Shui
O especialista em harmonização ambiental através da visão do feng shui pode utilizar a aplicação dos OEVs nas áreas de conflito e nas áreas que precisam ser estimuladas. Pode pingar os OEVs diretamente no local onde a leitura do baguá indica a necessidade de receber estímulos como pode ser elaborado um spray especial. Os resultados são excelentes pois as energias são transmutadas com rapidez e eficiência, resultando em um ambiente harmônico.
Sala de Atendimento Clínico
Cuidados antes e depois do atendimento ou no final do dia com a sala requer especial atenção para manter o ambiente em condições de limpeza e equilíbrio energético. Os OEV mantêm o padrão vibracional adequado. Um spray elaborado na agua florida branca ou dourada com OEVs de Citronela, Lavandin, Cravo e Olibano é uma sugestão para manter a sala limpa e protegida energeticamente
Cuidados com o Terapeuta
Manter, resgatar e preservar a saúde física, emocional, mental e energética do terapeuta e profissional de saúde é uma tarefa diária. A ação rápida dos OEV facilita a obtenção do bem estar e amplia a percepção para nossa capacitação profissional. OEVS de Lemongrass para manter a intuição aguçada, OEV de Lavandin e Junipero para limpeza da áurea, OEV de Olibano e cravo para proteção fazem uma sinergia especial para o terapeuta. Pode ser feita em spray com agua florida dourada.
Reiki
Para renovar as energias e abrir canais para o recebimento da energia do Reiki. Útil para o terapeuta reikiano e para o cliente. Pode ser colocado na palma da mão diretamente sem nenhum risco para o terapeuta. OEV de Olibano, Lavanda, Manjerona são os mais utilizados.
Festas Para proteger o ambiente, cuidar e repelir situações energéticas contrárias ao momento de alegria faça um spray com agua florida rosa e coloque OEVs de Tangerina, Petitgrain, Lavandin, Patchouly e Pau rosa Esse spray irá estimular a presença de um aura de alegria e amor.
Templos e Reuniões Religiosas
Os OEVs são sutis e os aromas da natureza são presentes de Deus para os homens. Estabeleça uma conexão com o divino através do que há de mais puro e belo. Os aromas Use os OEVS para proteger, ampliar o contato do homem com sua espiritualidade e trazer paz a alma e conforto para o mental e emocional. Além disso os aromas ajudam na renovação das energias e transmuta o negativismo deixado pelos sofredores. Use spray com agua florida dourada com OEV de Nardo, OLibano, Guáiaco e Rosas e Junipero
Argila
Os OEVS penetram com facilidade ao ser misturado com a argila. É como se suas moléculas explodissem em contato com o elemento terra. Use argila branca ou verde e acrescente no Maximo cinco OEVs. Para fazer a mistura acrescente polpa de frutas ou chá. Para vitalidade e nutrição da pele uma opção de sinergia é OEV de Palmarosa, OEV de Pau rosa, OEV de Cedro, OEV de gerÂnio e OEV de Ylang Ylang.
Água Vibracional
Você poderá utilizar todos os benefícios da aromaterapia de uma forma simples e segura e com baixíssimo custo. Coloque em um copo de agua mineral ou em uma garrafa de 500ml apenas UMA gota de no Maximo CINCO óleos essenciais vibracionais escolhido entre os 90 do Sistema. Tome regularmente quantas vezes desejar durante o dia. Pode repetir por vários dias. Não há contra indicações. Seu corpo irá “dizer” quando não precisará mais receber essa energia. Outra opção é a escolha de um dos 35 Compostos vibracionais. São formulas já pronta para sua escolha. Nesse caso coloque 3 gotas em um copo de agua ou cinco na garrafa de 500ml e tome regularmente quantas vezes desejar

Sem comentários:

Enviar um comentário