sábado, 25 de junho de 2011

A IMPORTÂNCIA EM SABER DIZER NÃO NA HORA CERTA



A IMPORTÂNCIA EM SABER DIZER NÃO NA HORA CERTA
DIZER NÃO, NÃO É SER FRACO(A), MAS SIM É SER FORTE O SUFICIENTE PARA DIZER: NÃO QUERO!
SEM MÁGOAS, MÁCULAS OU MELINDRES
SIMPLESMENTE, SER HONESTO(A) CONSIGO MESMO(A) E COM A OUTRA PESSOA
É TÃO IMPOTANTE EM NOSSAS VIDAS, SABERMOS DIZER SIM, COM SE FAZ MUITO IMPORTANTE SABER DIZER: NÃO!

Franco Filho

A GRANDEZA DO NÃO
A criança começa a absorver e a adquirir hábitos bons desde o nascimento, através do exemplo dos pais e pessoas que convivem com ela.

Desde pequenos somos educados para agradar o outro. Quando ganhávamos roupa ao invés de brinquedos, éramos incentivados a agradecer, mesmo não gostando do presente.

O ser humano está sempre pré disposto a agradar, a dizer sim. Recentemente acompanhamos um trágico seqüestro seguido de morte, simplesmente porque o rapaz não aceitou receber um não da namorada. Dentro deste quadro, onde presenciamos muitas vezes o adulto, sem querer enfrentar uma situação, mentir ou criar estratégias para não magoar. Temos como exemplo bem comum, o caso daquela mãe que, quando o telefone toca e ela não deseja falar, pede ao filho para dizer que ela não está. Isso ocorre porque ela não assume a verdade, e agindo assim, com certeza servirá de exemplo para os filhos.

Quando o filho deseja algo e não consegue, de imediato abre um berreiro, e aí vem a mamãe correndo e faz a sua vontade. Sendo assim, as crianças vão adquirindo hábitos de que conseguem o que querem se houver uma resistência ou uma insistência. Se ele diz que não quer almoçar, ele simplesmente não almoça e mais tarde a mamãe o presenteia com guloseimas e era esse o objetivo dele em conseguir comer aquele hambúrguer, a pizza enfim... Hoje vivenciamos que dizer não é necessário diante de algumas propostas.

Dizer não, demonstra o quanto a pessoa tem personalidade e resistência a determinadas situações. Dizer não engrandece o homem.

Precisamos estar atentos as nossas necessidades, precisamos saber realmente aquilo que queremos e não aceitar o que o outro quer que eu faça. Só assim, estaremos diante de dizer com clareza que eu assumo aquilo que eu faço, e eu faço porque desejo e quero. Na maioria das vezes,fazemos o que o outro quer.Na realidade a vida não é assim, porque somos um ser único, independente, e que os riscos que corremos diante de um erro, quem arcará com as conseqüência somos nós, então porque aceitar sempre? Onde estão nossos valores? Nossa personalidade? Onde estão nossos conceitos e nossas decisões? Porque devemos sempre agradar?

Presenciamos adultos indecisos, viciados, problemáticos que concordam com tudo, que aceita sem questionar, sem reclamar os seus direitos porque teve a criação do SIM.

É mais fácil dizer SIM, do que bancar um não sem retorno. Repensar e mudar vale a pena.

Fica demonstrado que um "não" a tempo, pode ser saudável, para o ser humano de hoje e para a sociedade do futuro. "Embora possa parecer estranho, dizer não é uma parte vital das relações de amor e contribui desenvolvendo a autonomia e a maturidade da criança. Vamos criar nossos filhos com o direito a discutir, questionar, decidir e porque não de dizer Não.

Por detrás de cada "não" durante a formação, há milhões de "sim" no futuro.
Negar não significa uma rejeição ou agressão ao outro, diz que na verdade pode demonstrar uma crença na força e na capacidade intelectual do indivíduo.


Edna Paixão

Fonte:facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário