sábado, 8 de janeiro de 2011

TENHO MEDO DO FUTURO...

Blog de Espiritismo


"Tenho medo do futuro" - Uma leitora escreve...
Posted: 06 Jan 2011 06:12 PM PST


Boa tarde e um bom ano 2011.

Não sei bem como começar....
Chamo-me (...), e estou divorciada há (...) anos. Tenho (...) filhos, (...) maiores e um menor. Vivo sozinha com o meu filho ainda pequeno, e desde que divorciei que tenho andado com muitos problemas a nível psicológico e financeiro. Minhas filhas mais velhas mal se dão comigo, andam mais com o pai que tanto as fez sofrer quando pequenas.
Meu ex marido paga me apenas (...) euros de pensão para o filho e deixou me muitas dividas. Não tenho conseguido trabalho e o meu subsidio pequeno de desemprego acaba-se em (...) deste ano. Pago uma renda de casa que é metade do subsidio e mal vivo com o resto. Tenho medo do futuro sem dinheiro para o meu filho. Tenho medo que me tirem o menino e ando angustiada por isso tudo. O meu filho é o meu amor da minha vida, , é a razão do meu viver. Não quero que o pai mo retire por dizer ter mais condições. Tudo isso me faz muito triste , ansiosa, sempre a chorar medo de tudo.
Ando numa psicóloga maravilhosa que me ajuda um pouco, mas minha auto estima está também muito fraca, com os nervos engordei muito e tenho medo, vergonha de sair a rua.

Por favor me ajude.

Obrigado

Se por acaso incomodei com os meus problemas, peço imensa desculpa.



Olá,

Antes de mais, muito obrigado pela confiança que deposita em nós, ao pedir-nos uma opinião.

A Doutrina Espírita tem como modelo moral Jesus de Nazaré. Em nossa opinião, Jesus foi o ser humano mais perfeito que passou pela Terra, e por isso podemos encontrar na vida dele e nos ensinamentos que nos deixou, um guia seguro, que pode ajudar-nos a todos a enfrentar as dificuldades da vida.

"No mundo tereis tribulações", disse Jesus. E todas pessoas sabem que esta vida não é "pêra doce". Sejamos ricos ou pobres, saudáveis ou doentes, jovens ou maduros, a vida a todos apresenta os seus problemas, às vezes sob a forma de dramas escondidos; noutros casos, como está a suceder a si, de uma maneira bem evidente e dolorosa. O que a Doutrina Espírita faz, é levantar o véu sobre o motivo dos nossos sofrimentos. E desde que entendamos melhor quem somos, de onde vimos, para onde vamos, porque sofremos, e sobretudo que a Felicidade futura está nas nossas mãos, torna-se mais fácil suportar as provas mais agrestes.

A Terra é ainda um mundo atrasado, rude. Todos nós que moramos neste planeta somos ainda pessoas muito imperfeitas. Os desentendimentos são uma constante. Os seres humanos ainda não sabem, de um modo geral, conviver de forma pacífica. Há guerras entre países mas também entre pessoas, mesmo no lar, onde deveria reinar a Paz. Nenhuma pessoa tem a capacidade de mudar o mundo sozinha. Nem mesmo a capacidade de levar a paz aos que se comprazem ainda em fazer guerra, em cultivar o mau-viver, as pequenas vinganças, as calúnias, a má-língua, e outros tantos defeitos. Resta a cada um de nós fazer a sua parte, "cultivar o seu canteiro", tentar entender e perdoar, de coração, sem guardar mágoa. Perante as ofensas, calar, e orar por quem nos ofende. Lembremos mais uma vez Jesus, que quando foi injustamente condenado pediu a Deus que perdoasse os seus algozes:
"Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem".
Uma ideia que convém retermos é que cada um de nós (segundo a Doutrina Espírita, é claro), fez planos antes de vir para este mundo e para a vida presente. Ninguém faz planos para sofrer ou para ser infeliz, mas podemos fazer planos que incluam passarmos por algumas provas difíceis. A incompreensão, a ingratidão, a injustiça, são algumas das provas com que todos nos deparamos. O desafio a que nos propusemos foi aceitar as provas sem mágoa, suportando a imperfeição transitória do mundo, e de preferência sem permitirmos que esses desafios, por muito rudes que sejam, nos invadam de tristeza. Lembremos, ainda uma vez, Jesus, no Sermão da Montanha:
" (...)Bem-aventurados os que choram,

porque serão consolados.

Bem-aventurados os mansos,

porque herdarão a Terra.

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça,

porque serão saciados.

Bem-aventurados os misericordiosos,

porque alcançarão misericórdia.

Bem-aventurados os puros de coração,

porque verão a Deus. (...).


Estas palavras de Jesus, que todos aprendemos na Catequese, em pequeninos, encerram um significado profundo. Nós levamo-las muito a sério, não apenas como um belo texto poético (que também o é). Elas são a indicação do caminho que consideramos correcto: é legítimo chorar ante as dificuldades, é legítimo sofrer, mas há que levantar a cabeça e ter fé em Deus. As dificuldades derivam da imperfeição do mundo, e das nossas imperfeições e necessidade de as vencermos. Por isso lhes chamamos provas.
Cada um de nós está exactamente no lugar que mais nos convém. Sendo Deus infinitamente justo e bom, permitiu que nascêssemos na família, no país, na situação mais conveniente para a nossa evolução. Tendo fé em Deus e nos seus desígnios, estaremos fortalecidos para todos os desafios.
Ingratidões, sejam elas de amigos ou de familiares, são outros tantos testes à nossa perseverança no Bem. Tenhamos paciência (outra qualidade que devemos cultivar), e os que hoje nos desprezam, amanhã retornarão. No caso dos seus filhos, trata-se de gente nova, que facilmente cede às modas actuais do consumo, e visto que pai as pode proporcionar, andam temporariamente encantadas com elas. Deixe-as amadurecer. Mais tarde entenderão que o amor dos pais é muito mais importante que a conta bancária. A conta hoje sobe, amanhã desce; ao passo que o amor, é eterno.


- Evite ao máximo a tentação de se isolar, pois a solidão não é boa conselheira. Não se deixe enredar nesses complexos por causa do seu aspecto físico. O mundo está cheio de pessoas de todas as formas e feitios, e se presentemente está com peso a mais, nem é a única pessoa a quem tal acontece, nem é coisa que não possa mudar. Siga os conselhos da sua psicóloga, que decerto lhe dirá o mesmo.



- A propósito da inquietação com o futuro, que está a levar milhares de pessoas à depressão, mantenha-se firme e confiante. Faça a sua parte, que Deus fará o resto. Voltamos ao Sermão da Montanha:

"(...) Que comeremos nós, que beberemos, ou que vestiremos?".
Os pagãos, esses sim, afadigam-se com tais coisas; porém, o vosso Pai Celeste bem sabe que tendes necessidade de tudo isso. Procurai primeiro o Seu reino e a Sua justiça, e tudo o mais se vos dará por acréscimo. Não vos inquieteis, portanto, com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã já terá as suas preocupações. Bem basta a cada dia o seu trabalho. (...)".
Não deixe de procurar trabalho, faça tudo o que estiver ao seu alcance, e Deus tratará do resto. O que acontecer será o melhor para si. Quando temos a consciência de que estamos a fazer o nosso melhor, resta-nos aceitar a vontade de Deus.

O que aqui dissemos não é especificamente para espíritas. Qualquer pessoa que creia em Deus e tenha Jesus como modelo e guia certamente não irá diferir muito da nossa opinião. Os parágrafos acima talvez possam ser resumidos desta forma, na conhecida "Oração da Serenidade":
"Concede-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar as que eu posso e sabedoria para distinguir uma da outra – vivendo um dia de cada vez, desfrutando um momento de cada vez, aceitando as dificuldades como um caminho para alcançar a paz, considerando o mundo pecador como ele é, e não como gostaria que ele fosse, confiando em Deus para endireitar todas as coisas para que eu possa ser moderadamente feliz nesta vida e sumamente feliz contigo na eternidade."
Reinhold Niebuhr, 1943



- Se desejar frequentar uma associação espírita, queira sff dizer-nos em que região mora, para que possamos indicar-lhe as que lhe fiquem mais perto. Numa associação espírita pode falar do seu caso nos serviços de atendimento privado, assistir palestras, fazer um pedido de ajuda para o seu caso, e de um modo geral cimentar a postura cristã que lhe dará força para sair triunfante desta fase mais espinhosa da sua vida. Todos os serviços espíritas são gratuitos e sem compromissos, pelo que não perde nada em ir. Se não lhe agradar, não vai mais; se gostar, pode ajudar a fazer a diferença na sua vida. Não se esqueça depois de nos dar uma palavra.
Despedimo-nos, com muito carinho, e pedimos a Deus que lhe dê forças para sair triunfante desta luta gloriosa que está a travar.

"Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a Terra



Sem comentários:

Enviar um comentário