sexta-feira, 30 de setembro de 2011

"Leon Denis"....discipulo de Allan Kardec.

O amor, como comumente se entende na terra, é um sentimento, um mpulso do ser, que o leva para outro ser com o desejo de unir-se a ele.Mas, na realidade, o amor reveste formas infinitas, desde as mais vulgares até as mais sublimes.Princípio da vida universal, proporciona à alma,em suas manifestações mais elevadas e puras, a intensidade de radiação que aquece e vivifica tudo em roda de si; é por ele que ela se sente estreitamente ligado ao Poder Divino, foco ardente de toda a vida, de todo o amor.Acima de tudo, Deus é amor. Por amor criou os seres para associá-lo a suas alegrias, à sua obra.O amor é um sacrifício; Deus hauriu nele a vida para dá-la às almas. Ao mesmo tempo que a efusão vital, elas receberiam o princípio afetivo destinado a germinar e expandir-se pela provação dos séculos, até que tenham aprendido a dar-se por sua vez, isto é, a dedicar-se, a sacrificar-se pelas outras. Com este sacrifício, em vez de se amesquinharem, mais se engrandecem, enobrecem e aproximam do Foco Supremo.O amor é uma força inexaurível, renova-se sem cessar e enriquece ao mesmo tempo aquele que dá e aquele qu recebe.E' pelo amor, sol das almas, que Deus mais eficazmente atua no mundo. Por ele atrai para si todos os pobres seres retardados nos antros da paixão, os Espíritos cativos na matéria; eleva-os e arrasta-os na espiral da ascensão infinita para os esplendores da luz e da liberdade.
O amor conjugal, o amor materno, o amor filial ou fraterno, o amor da pátria, da raça da humanidade, são refrações, raios refratados do amor divino, que abrange, penetra todos os seres, e difundindo-se neles, faz rebentar e desabrochar mil formas variadas, mil esplêndidas florescências de amor.
Até às profundidades do abismo de vida, infiltram-se as radiações do amor divino e vão acender nos seres rudimentares, pela afeição à companheira e aos filhos, as primeiras claridades que, nesse meio de egoísmo feroz, serão como a aurura indecisa e a promessa de uma vida mais elevada.

Sem comentários:

Enviar um comentário