domingo, 19 de dezembro de 2010

O Pirilampo ( Linda historia veridica, extremamente comovente)

Otimismo em rede, Otimismo em gotas, Otimismo online

A jovem estava a iniciar a sua carreira profissional e encontrava-se bastante abatida. Desabafou comigo o seu problema. Sabia que estava a ter suceso no seu trabalho acimado que era suposto, mas começou a ter problemas com colegas, o que andava a dificultar o seu desempenho.
Percebi que o facto de não entender o porquê da atitude dos colegas estava a perturbá-la, ao ponto de ser perceptível preocupantes sintomas de excessivo cansaço ou já em fase de início de depresão.
Procurei explicar que excessiva preocupação com esse problema ia levar a jovem a falhar no seu objectivo profissional. O seu pensamento, dia e noite, estava ser ocupado com essa dúvida de forma dolorosa. O que podia conduzir a uma inevitavél DEPRESSÃO. Procurei ajudar na busca da resposta ao atropelo dos colegas ao seu desempenho. Servi-me da sabedoria popular.
Contei a " História " daquela cobra que começou a perseguir um pirilampo. Este, já sem forças, parou e disse-lhe:
- " Posso fazer três perguntas ?"
- " Já que te vou comer, diz!", respondeu a cobra.
- " Pertenço à tua cadeia alimentar? "
- " Não! "
- " Fiz-te algo de errado? "
- " Não! "
- " Então, po que razão me queres comer? "
A resposta da cobra foi sublime : " Olha , porque não suporto ver-te brilhar! "
Contei ainda aquela opinião que ouvi do então presidente Jorge Sampaio : " há pessoas com iniciativa que não têm sucesso em portugal, mas que o conseguem lá fora, talvez porque lá não t~em que estar sempre a olhar por cima do ombro! "
Duma forma mais simples, ouvia uma criança um " conselho " muito popular:
" Não queiras que, ao passar na rua, as pesoas digam : coitado, que pena temos dele. Faz com que digam : sacana, sempre de camisa lavada, a sorrir e de cabeça erguida, só porque tem sucesso na vida. O mais certo é ter roubado ou vigarizado alguém. Devia por isso andar de cabeça bem baixa! "


Extraído do jornal Badaladas
Eduardo Oliveira Costa
(Jornalista)



Sem comentários:

Enviar um comentário