quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Para si, que chegou agora, seja bem-vindo!


Para si, que chegou agora, seja bem-vindo!


Já levantou questões como:
·        Quem sou eu?
·        De onde vim e para onde vou quando morrer?
·        Por que é que uns sofrem tanto e outros não?
·        Por que é que uns são génios e outros nascem com deficiências?
·        Por que é que uns nascem ricos e outros pobres?

O Espiritismo tem para lhe oferecer as respostas a estas perguntas, dando-nos uma visão ampla e racional da vida, permitindo-nos iniciar uma transformação íntima, para melhor.

Mas, o que é o Espiritismo?

É uma Doutrina revelada pelos Espíritos, através de médiuns, e organizada (codificada) por um educador francês, conhecido por Allan Kardec.
Por volta de 1850, duma forma organizada os Espíritos começaram a manifestar-se.

Como e quando surgiu?
Tudo começou com as já famosas mesas pé–de-galo, que tanto êxito faziam nos Salões nobres de todo o mundo e em especial no “Mundo das Luzes” (França).
Assim começaram a questionar os espíritos com o fim de verificar se eles acertavam. Por exemplo perguntavam-lhes quantos anos tinham, quantos filhos, etc... e qual não era o espanto ao verificarem que eles acertavam mesmo.
Até que o Prof. Denizard Hippolyte Léon Rivail, reconhecido como figura ilustre na Educação, já com várias obras publicadas, foi convidado a assistir a este fenómeno.
Relutante de início, cedo ele se questionou: “A razão diz-nos que um efeito inteligente deve ter como causa uma força inteligente. E os factos provaram que essa força podia entrar em comunicação com os Homens, através de sinais ou ruídos.”
Ao ser interrogada sobre a sua natureza, essa força respondeu: “Somos as Almas dos Homens que já viveram na Terra.”
Aí, o Prof. decidiu organizar cerca de 1019 perguntas e enviá-las um pouco por toda a parte, com o fim de questionarem esses Espíritos e de serem analisadas as suas respostas.
E qual não é a surpresa do Prof. ao verificar que elas eram similares...para as mesmas perguntas se obtiveram as mesmas respostas.
Organizou-as então numa compilação a que chamou O Livro dos Espíritos, na qual adoptou o pseudónimo de Allan Kardec (prática corrente na época) e publicou-a a 18 de Abril de 1857.
Nasce assim o Espiritismo.



Em que é que o Espiritismo acredita?

1.     DEUS – Inteligência Suprema do Universo e a Causa primária de todas as coisas.
2.    IMORTALIDADE DA ALMA – Somos espíritos, criados por Deus simples e ignorantes, com um único fim de evoluir, através dos nossos esforços e pela aplicação da nossa liberdade de escolha. Como somos Imortais, vivemos tanto num corpo físico (dizemos “encarnados”) como sem um corpo físico (o que designamos por “desencarnados”, isto é, sem um corpo de carne), depois daquilo a que vulgarmente chamamos “morte”.
3.    REENCARNAÇÃO – Processo que possibilita a evolução do espírito, pelas inúmeras experiências vividas nas múltiplas existências permitidas por Deus, para o nosso Progresso.
4.    COMUNICABILIDADE DOS ESPÍRITOS – Os espíritos ao se libertarem do corpo de carne, não ficam ociosos. Pelo contrário, eles têm as suas ocupações e, sempre que Deus o permite, eles podem-se comunicar connosco.
5.    A PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS – Seria ridículo acreditar que apenas a Terra, por um mero acaso, fosse habitada, quando Jesus já nos houvera dito que: “A casa do Pai tem muitas moradas”. É lógico que existam diferentes formas de vida, consoante as características que oferecem os mundos.

Mas, e onde estão as respostas para aquelas perguntas iniciais?
Aqui mesmo.
v  Quem sou eu? Somos Espíritos, criados por Deus, para a perfeição.
v  De onde vim e para onde vou quando morrer? Como espíritos, já existíamos antes deste nascimento e continuaremos a existir, depois da morte física, no Plano Espiritual. Não há um determinado “lugar” para os espíritos. Eles estão por toda a parte e agrupam-se de acordo com o seus estados de alma.
v  Por que é que uns sofrem tanto e outros não? Pelas escolhas feitas. As boas decisões trazem-nos boas consequências e as más, maus resultados. É a Lei de Acção e Reacção ou de Causa e Efeito em prática. Por isso se agora sofremos, podemos concluir que, se isso não resulta das nossas atitudes na presente vida, elas procedem de erros anteriores.
v  Por que é que uns são génios e outros nascem com deficiências? Uns nascem génios porque já se desenvolveram intelectualmente e reúnem capacidades para ajudar a Humanidade a evoluir, outros nascem com deficiências pois abusaram das suas faculdades em vidas anteriores. Por exemplo: alguém que se tenha suicidado com um tiro, pode nascer sem braços a fim de não voltar a repetir o mesmo erro.
v  Por que é que uns nascem ricos e outros pobres? São provas que nos fortalecerão para o Progresso. Muitas vezes, aqueles que agora nascem na miséria e são orgulhosos, foram os mesmos que morreram ricos e nunca se importaram com mais ninguém. Assim se cumprem as Leis de Justiça Divina.




Concluindo...
Ninguém está perdido. Cada qual tem a oportunidade que merece. E estamos todos juntos com o fim de nos auxiliarmos uns aos outros a suportar nossas Provas.
Disse o Cristo: “Ninguém poderá ver o Reino dos Céus se não nascer de novo.” Referia-se ao nascimento do corpo e ao renascimento moral das criaturas. Daí que a Vida é sempre uma nova oportunidade de reconciliação com os Ideias Superiores do Bem e da Verdade.
Seguir o exemplo vivo de Jesus deve ser o nosso Ideal sincero. Assim o que é importante é a prática evangélica.
E por falar nisso, veja como está a sua vida respondendo às seguintes perguntas:

v  Como está tratando os seus familiares?
v  E como é que trata as pessoas em geral?
v  Como é que age no trabalho, na escola, no clube, na via pública?
v  Como reage a uma ofensa, a um gesto de agressão, a uma calúnia, a uma ingratidão, a uma decepção da vida?
v  Como reage a um problema familiar: por exemplo a perda  dum ente querido ou uma doença incurável?
v  O que é que faz em favor dos outros, de forma abnegada e desinteressada?

“Amai-vos uns aos outros” – recomendou Jesus. E não há outra forma de amar se não formos caridosos. Caridade é ser benevolente, paciente, tolerante, humilde. É para fazermos aos outros o que desejamos que nos façam.
A nossa obrigação é contribuir para um Mundo melhor, cuidando de nossas atitudes, vigiando o nosso comportamento diário, sendo mais atenciosos e gentis, procurando ver mais nos outros as suas qualidades, ajudando os que nos procuram, através de palavras de conforto e de esperança, vivendo assim os ensinamentos de Jesus.

Depois desta simples leitura, esperamos que tenha dúvidas e perguntas a fazer. Se tiver, é bom sinal. É sinal que está procurando as explicações para a vida. Por isso aconselhamos a ler as obras básicas desta Doutrina:

v  O Livro dos Espíritos
v  O Evangelho Segundo o Espiritismo
v  O Livro dos Médiuns
v  O Céu e o Inferno
v  A Génese

E se quiser estudá-la, de forma organizada e absolutamente gratuita, procure o Centro Espírita mais próximo da sua região.
Obrigada pela sua atenção e colocamo-nos sempre ao dispor...
Muita Paz!





Sem comentários:

Enviar um comentário