segunda-feira, 18 de abril de 2011

Utensílios domésticos hospedam vírus da gripe, diz estudo

Utensílios domésticos hospedam vírus da gripe, diz estudo
Uma pesquisa realizada por especialistas americanos afirma que utensílios domésticos, como controles remotos, torneiras e maçanetas, são hospedeiros comuns do vírus da gripe. Pesquisadores detectaram o vírus em controles remotos .
A equipe de pesquisadores da Universidade de Virgínia examinou 30 casas e identificou a presença do rinovírus, como o vírus da gripe é conhecido, em 42% dos objetos analisados. Segundo os cientistas, o vírus pode sobreviver em superfícies por até dois dias.
O estudo aponta que, apesar de tosses e espirros serem um dos maiores meios de transmissão da gripe, objetos que manuseamos em casa no dia-a-dia são outra grande forma de contágio da doença.
Na pesquisa, divulgada em uma conferência sobre doenças infecciosas nos Estados Unidos, os pesquisadores dizem ter identificado o vírus nas pontas dos dedos de um quarto dos 30 voluntários analisados até meia hora após terem tocado superfícies contaminadas.
Os pesquisadores concluíram ainda que o material genético do vírus foi transmitido para metade dos participantes do estudo até 48 horas depois de os utensílios serem contaminados.
O coordenador da pesquisa, Birgit Winther, diz que as pessoas devem estar atentas às formas de contágio da gripe.
"Algums pessoas usam spray desinfetante, mas o rinovírus não fica voando pelo ar", afirma Winther. "A mensagem que este estudo quer passar é que precisamos manter limpas as superfícies que mais tocamos em casa."

Sem comentários:

Enviar um comentário