quarta-feira, 13 de abril de 2011

Os fito-nutrientes estão a chegar!

Uma-alimentação-saudável-como-fito-nutrientes1
Alimentação saudável é a sua preocupação? Para manter e garantir uma dieta equilibrada há que descobrir que nutrientes devemos consumir e onde podemos encontrá-los.
E há novidades nesse tema. São os fito-nutrientes. Existe base científica para a afirmação de que o corpo humano pode viver sem eles. Por outro lado, estes nutrientes vegetais também foram recentemente apontados como essenciais para a nossa saúde. Mas o que é isso? Os fito-nutrientes comuns são compostos que incluem flavonóides, isoflavonas, vitaminas C e E, ácido fólico, resveratrol e muito mais.
Estão concentrados nas peles de muitos legumes e frutas, e são os responsáveis pela sua cor, pela tonalidade, aroma e sabor. Em menor escala, também são encontradas em grãos e sementes. Exemplos de alimentos ricos em fito-nutrientes são os tomates, cebolas vermelhas, chá verde, uva, repolho roxo, brócolis, salsa, espinafre, framboesa, amora-preta, e o alho, entre muitos outros .  
E, em contradição com o que muitos afirmam, os fito-nutrientes não são nem vitaminas, nem minerais. Na verdade são os componentes biologicamente ativos que são os responsáveis pela pigmentação do alimento.
No organismo humano atuam como potentes antioxidantes, que diminuem, ou neutralizam a circulação de radicais livres (que podem danificar o ADN de uma célula, podendo destruir, ou no mínimo fazer alguns estragos no seu corpo, levando-o ao envelhecimento precoce, por exemplo). Os estudos acerca dos fito-nutrientes estão ainda no inicio, mas vêm despertando atenção. Ensaios clínicos revelam que eles podem aumentar a resistência do sistema imunológico, e podem desempenhar um papel de relevante importância na prevenção de determinados cancros.  
Ao contrário das vitaminas e minerais, os fito-nutrientes não possuem uma dose diária recomendada definida, ainda. O que já existe é a crença de que irão emergir como um dos nutrientes mais importantes na alimentação humana. Acredita-se que os fito-nutrientes surgem como uma nova fonte. A cenoura, por exemplo, pode elevar os níveis de açúcar no sangue, mas se dela forem extraídos somente os fito-nutrientes, que conforme já citado, estão nos compostos ativos responsáveis pela pigmentação, deixará de ser necessário consumir o todo deste alimento, livrando-se, assim, do excesso de açúcares e calorias.  
É esperar para ver se a evolução das pesquisas transforma realmente os fito-nutrientes na nova vedeta da alimentação saudável.

Sem comentários:

Enviar um comentário