quarta-feira, 13 de abril de 2011

Remédios caseiros para a dor de garganta

melparacurardordegarganta.jpg

Dependendo da região do Brasil onde você mora você poderá sentir maior ou menor dor na garganta neste inverno, mas como a dor de garganta (lamentavelmente) não refere-se unicamente ao inverno, você bem pode morar em Oiapoque (Amapá) e sofrê-lo.
No meu caso, a minha garganta é o meu talão de aquiles e como sou do sul (RS), para mim, frio é sinônimo de sofrimento com a garganta.
Vamos ver dois ingredientes infalíveis na hora de combater esta dor e que certamente não faltam em minha casa.
O primeiro deles é um dos alimentos mais nobres existentes na natureza; o mel. Historicamente ele já foi considerado um alimento sagrado em diversas culturas e é consumido  pelo ser humano a muito tempo. Para ter-se uma ideia, foram encontradas em escavações no Egito umas vasilhas ligeiramente tapadas que continham mel em perfeito estado, essas vasilhas com mel tinham mais de 3.000 anos. Também existem registros pré-históricos em pinturas rupestres com o uso de mel.
O bom do mel, é que para aliviar a dor de garganta com ele, simplesmente temos que comer uma colherinha todas as noites. Ele irá suavizar o conduto da garganta e tem um efeito sedativo e bactericida que atuam em contra da dor.
Outro ingrediente que podemos usar nesta busca pelo alivio da dor de garganta é o limão; beber um chá de limão bem quente antes de dormir irá ajudar muito. O que eu faço é beber um chá de limão bem quente com uma colher bem generosa de mel. Até agora tem funcionado.
Outros dados sobre o mel antes de ir embora?
Ele tem um poder adoçante duas vezes maior do que o possuído pela cana-de-açúcar.
Uma abelha produz três vezes mais mel do que ela consome. Agora, qual a finalidade disto? Se bem em minha cabeça pragmática considero que é muita produção, agradeço isto, de não ser por elas, não teríamos mel para consumir. Ao pensar em toda a fome no mundo, na pouca produção de alimentos e na má distribuição deles, desejo que toda a humanidade pudesse ser como as abelhas e produzir mais alimentos dos que consome. Tal vez isso ajudaria.

Sem comentários:

Enviar um comentário